Angola nomeia novo adido de imprensa em Londres

Avatar By Redacao Dez 28, 2023
Novo adido de imprensa em LondresNovo adido de imprensa em LondresNovo adido de imprensa em Londres

As autoridades angolanas anunciaram internamente a nomeação do jornalista António de Sousa Simbo para o cargo de Conselheiro de Imprensa e Cultura na embaixada de Angola no Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda e Irlanda do Norte, em substituição a Alfredo Benedito Salvador Carima “Dito”.

António de Sousa Simbo, que teve a sua carreira na Rádio Nacional de Angola com início na província da Huila, ocupava até poucos anos o cargo de Director Nacional de Informação no Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social. O mesmo é licenciado em Língua Inglesa pelo ISCED no Lubango e possui um segundo diploma em Relações Internacionais obtido em Luanda. Adicionalmente, recebeu formação e estágio em jornalismo na Universidade de Stellenbosh, na África do Sul, e na Suíça.

Segundo apurações, as autoridades angolanas planeiam despachá-lo para a capital britânica com urgência. No entanto, observa-se que o ocupante anterior do cargo, Alfredo Benedito Salvador Carima “Dito”, tem mostrado resistência em acatar as orientações para deixar o cargo desde a sua exoneração.

“Dito” Carima foi exonerado em julho e inicialmente justificou a necessidade de mais tempo, pois os seus familiares de Luanda estavam programados para passar as férias de verão com ele em Londres. Simultaneamente, chegou a um acordo com as autoridades para permanecer até setembro, quando seus filhos teriam concluído o ano lectivo e as férias.

Agora, após três meses do prazo acordado para sua saída de Londres, as autoridades de Luanda observam que ele continua a resistir à sua exoneração, mantendo-se na capital britânica. Club-k