Líder sindical denuncia como está a ser feita a fraude nas eleições da OAA

Avatar By Redacao Dez 15, 2023
Eleições na OAAEleições na OAAEleições na OAA

Um líder sindical ligado a Ordem dos Advogados de Angola (OAA) denunciou, em declarações ao Club-K, a existência de fragilidades no sistema eleitoral da organização, que poderiam favorecer a alegada lista da continuidade.

O sindicalista, que pediu para não ser identificado, disse que o ponto crítico do sistema é o voto por correspondência, que é da responsabilidade dos presidentes dos Conselhos Provinciais da OAA.

Ler mais: Eleições na Ordem dos Advogados de Angola levantam questões sobre integridade do Processo

“Muitos destes presidentes estão completamente alinhados à lista da continuidade, pois mantiveram contactos em muitas sessões e eventos formais da Ordem”, disse o sindicalista.

“São estes os encarregues de recepcionar os envelopes fechados, e uma vez na posse destes o remetente perde contacto com ele e abre-se uma fragilidade de potencial adulteração, contendo do favorito do Presidente do Conselho Provincial”, acrescentou.

O sindicalista disse ainda que a OAA deveria adotar um sistema de voto eletrónico, que seria mais seguro e transparente.

“O voto eletrónico é mais seguro porque é impossível adulterar os votos, e é mais transparente porque permite que todos os votos sejam contados e auditados”, disse.

O voto por correspondência é uma das modalidades de voto previstas para as eleições da OAA, que estão marcadas para 15 de Dezembro. A outra modalidade é o voto presencial.

A lista da continuidade é liderada pelos trés candidatos identificados como preferidos do MPLA as eleições da OAA são consideradas um momento importante para a vida da organização, pois vão determinar o rumo da Ordem nos próximos quatro anos. Club-k

Ler mais: Eleições na OAA: Comissão Eleitoral diz não encontrar provas de fraude contra José Carlos Miguel