Índices de criminalidade na Huíla reduzem drasticamente no 1º semestre de 2023

Avatar By Redacao Dez 6, 2023
Polícia Nacional de AngolaPolícia Nacional de AngolaPolícia Nacional de Angola

No primeiro semestre de 2023, a província da Huíla testemunhou uma notável redução de 513 crimes contra o património, resultado de iniciativas estratégicas implementadas pelo Comando Provincial da Polícia, conforme informado pelo Centro de Investigação e Intervenção Criminal da Província (CIICP).

Comparando os dados actuais com os registo de 2022, em que foram documentados 1881 crimes, a diminuição representa uma conquista significativa nas frentes de prevenção e combate à criminalidade na região, conforme a nota enviada ao Hold On Angola.

Especificamente, no âmbito dos crimes de roubo, observou-se uma queda substancial de 128 casos em relação aos 649 reportados em 2022. Da mesma forma, os crimes de furto experimentaram uma redução expressiva, diminuindo em 362 ocorrências em comparação com os 1134 registos do ano anterior.

A estratégia adoptada pela polícia na Huíla para alcançar esses resultados incluiu actividades intensivas de patrulhamento tanto em áreas urbanas quanto rurais, implementação de práticas avançadas de inteligência policial e fortalecimento das operações de investigação criminal.

Além disso, foram realizadas trinta e seis mil e trezentos e sete (36307) acções de proximidade como parte integrante do programa “Polícia do Bairro” e outras iniciativas. Essa abordagem visa estreitar os laços entre a comunidade e as forças policiais, promovendo uma colaboração mais efectiva na resolução de problemas de segurança em bairros, municípios, aldeias e comunidades.

A Polícia destaca a importância da participação activa dos cidadãos nesse processo, enfatizando que a interacção directa tem sido fundamental para impulsionar a segurança nas comunidades e reduzir os índices de criminalidade. Este é mais um passo na construção de uma Huíla mais segura e protegida para todos os seus habitantes.