Orçamento Geral do Estado é assintomático, diz Tiago Soares

Avatar By Redacao Dez 4, 2023
Tiago SoaresTiago SoaresTiago Soares

Político Angolano Critica Falta de Estratégia Econômica no Orçamento Geral do Estado.

Tiago Soares, Secretário Nacional da Aliança Patriótica Nacional-APN, expressou preocupação em relação ao Orçamento Geral do Estado (OGE) durante um programa de rádio nacional. Soares destacou a ausência de uma estratégia financeira-econômica clara para impulsionar a economia angolana, criticando a falta de propostas e cronogramas definidos publicamente no atual OGE. Ele alertou para a possibilidade de um desempenho fraco em 2024, caso não haja medidas concretas.

O político também abordou a incerteza em torno do Produto Interno Bruto (PIB), destacando o crescimento insatisfatório em 2023 devido ao baixo nível de investimento. Soares ressaltou a importância de um plano financeiro-econômico transparente no OGE para evitar repetições de cenários desfavoráveis em 2024, alertando que isso poderia levar a ondas de insatisfação na sociedade angolana.

Ao comentar a imprevisibilidade do cenário global, especialmente relacionada à dívida externa e factores externos e domésticos, Soares expressou ceticismo sobre a recuperação cíclica irreversível. Ele enfatizou a necessidade de investimentos preventivos, especialmente diante de ameaças potenciais, como a possível emergência de novos vírus. Concluindo, destacou a falta de clareza sobre a futura estrutura financeira-econômica, contribuindo para a insegurança geral.