Angola desembolsa 15 milhões de Dólares para companhia de Lobby nos EUA desde 2019

Avatar By Redacao Dez 4, 2023
Joe Biden e João LourençoJoe Biden e João LourençoJoe Biden e João Lourenço

O encontro entre os Presidentes de Angola, João Lourenço, e dos Estados Unidos, Joe Biden, é visto como um marco nas relações bilaterais, representando o culminar de várias décadas de cooperação.

O portal VOA Português destaca que a companhia de lobby Squire Patton Boggs recebeu mais de 15 milhões de dólares do governo angolano desde 2019 pelos seus esforços em favor de Angola nos centros de poder dos Estados Unidos. Embora o encontro não seja atribuído à empresa, Robert Kapla, um dirigente da organização, esclareceu que a prioridade agora é garantir investimentos adicionais, aproveitando a relação próxima entre Angola e os Estados Unidos. Os registros do Departamento de Justiça detalham as remunerações recebidas pela Squire Patton Boggs.

Durante a primeira visita de João Lourenço a Washington em 2021, a companhia organizou reuniões com líderes políticos importantes, como a então presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, membros dos comités de relações exteriores da Câmara e do Senado, o Conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan, e a Câmara do Comércio. Na Cimeira Estados Unidos-Líderes Africanos do ano passado, entidades angolanas tiveram encontros de alto nível. Robert Kapla destacou que a verdadeira prioridade da companhia agora é atrair investimentos adicionais para Angola, aproveitando a relação estreita com os Estados Unidos a níveis superiores.