Líder golpista do Gabão quer vir a Angola explicar as razões que o levaram a assumir o poder no seu país

Avatar By Redacao Dez 2, 2023
Líder golpista do GabãoLíder golpista do GabãoLíder golpista do Gabão

O presidente de transição do Gabão é esperado em Yaoundé nos próximos dias, depois de uma série de visitas que o levaram à Guiné Equatorial e aos dois Congos.

Segundo à Jeune Afrique, o antigo de campo de Omar Bongo Ondimba , é esperado em Yaoundé a
6 de Dezembro. Pretende explicar mais uma vez as razões que o levaram a assumir o poder em Libreville, mas também as suas ambições para a actual transição no Gabão, que deverá durar pelo menos até Agosto de 2025.

O presidente da transição do Gabão, está empenhado numa campanha para normalizar as suas relações com os seus vizinhos, mas também com os parceiros internacionais, particularmente da União Africana e da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), o levantamento das sanções impostas ao seu país desde o golpe de Estado de 30 de Agosto.

Antes de seguirpara Yaoundé, o general também planeou participar da 28ª Conferência das Partes sobre o Clima da ONU (COP 28), organizada em Dubai a partir desta quinta-feira , 30 de novembro.

Segundo fontes, permanece no seu programa um último passo diplomático, sem que ainda haja data definida: Luanda, para se encontrar com o presidente angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço. Luanda Post