BBC revelou sua lista de 100 mulheres inspiradoras e influentes no mundo para 2023

Avatar By Redacao Dez 2, 2023
100 mulheres inspiradoras e influentes no mundo100 mulheres inspiradoras e influentes no mundo100 mulheres inspiradoras e influentes no mundo

Entre elas estão a advogada de direitos humanos Amal Clooney, a estrela de Hollywood America Ferrera, a ícone feminista Gloria Steinem, a ex-primeira-dama dos EUA Michelle Obama, a proprietária de empresa de cosméticos Huda Kattan e a jogadora de futebol vencedora da Bola de Ouro Aitana Bonmatí.

Num ano em que o calor extremo, os incêndios florestais, as inundações e outros desastres naturais dominaram as manchetes, a lista também destaca mulheres que têm trabalhado para ajudar suas comunidades a enfrentar as alterações climáticas e a agir para se adaptar aos seus impactos.

No mês da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP28, destacamos 28 Pioneiras do Clima entre as 100 mulheres inspiradoras e influentes de 2023. Entretanto, um dos grandes destaques é a escritora moçambicana e prémio Camões que com seu livro de estreia lançado na década de 1990, Balada de Amor ao Vento, Paulina Chiziane tornou-se a primeira mulher a publicar um romance em Moçambique.

Criada nos arredores da capital de Moçambique, Maputo, Chiziane aprendeu português numa escola católica. Estudou línguas na Universidade Eduardo Mondlane, mas não chegou a se formar.

Seu trabalho foi traduzido para vários idiomas, como inglês, alemão e espanhol. Com o livro A Primeira Mulher: Um Conto de Poligamia, ganhou o moçambicano Prêmio José Craveirinha.

Mais recentemente ganhou o Prêmio Camões, considerado o mais prestigiado de escrita em língua portuguesa. BBC/Luanda Post