“Combate à vandalização do património público é a nossa prioridade” – SIC

Avatar By Redacao Nov 29, 2023
superintendente-chefe, Francisco Henrique Vaz Manuelsuperintendente-chefe, Francisco Henrique Vaz Manuelsuperintendente-chefe, Francisco Henrique Vaz Manuel

Durante o acto comemorativo do 48º aniversário do Serviço de Investigação Criminal, celebrado sob o lema “Para um SIC coeso, participemos na formação do homem na prevenção e no combate à criminalidade”, o director provincial do Cuanza Norte do SIC, apontou o combate à vandalização do património público como prioridade da instituição.

O superintendente-chefe, Francisco Henrique Vaz Manuel, referiu que a instituição olha com preocupação o aumento de actos lesivos aos bens públicos e trabalha para inverter estas práticas que provocam prejuízos avultados ao Estado.

Na ocasião, Francisco Vaz Manuel deu a conhecer que, desde Novembro de 2022 , este órgão afecto ao Ministério do Interior registou um total de 2517 crimes de natureza diversas, com realce para abuso sexual a menores e vandalização do património público.

Recentemente, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República denunciou a existência de uma mão invisível nos actos de vandalização de bens públicos que se registam nos últimos dias por todo o país.

Francisco Furtado considerou como acto de “terrorismo” a vandalização de torres de transporte de electricidade de alta tensão, afectas às linhas Lucala-Viana, Kapari-Catete, ocorrida recentemente, e garante que “as autoridades serão implacáveis a esses actos”. CK