Número de bancos angolanos obrigados a criar reserva sistémica aumenta para 11

Avatar By Redacao Nov 26, 2023
Número de bancos angolanos obrigados a criar reserva sistémica aumenta para 11Banco Nacional de AngolaNúmero de bancos angolanos obrigados a criar reserva sistémica aumenta para 11

O Banco Nacional de Angola aumentou para onze o número de bancos obrigados a constituir uma reserva para evitar riscos sistémicos, segundo uma nota divulgada na página do regulador angolano.

A criação desta reserva de capital adicional para bancos de importância sistémica (conhecida pela sigla inglesa DSIB), foi aplicada no ano passado a oito instituições bancárias, com montantes de reserva entre 1 e 2%.

O BNA decidiu entretanto alargar esta obrigatoriedade a mais três bancos, passando a lista completa a ser composta pelas seguintes entidades bancárias: Banco Angolano de Investimentos (2,0%), Banco de Fomento de Angola (2,0%), Banco BIC (2,0%), Banco Poupança e Crédito (1,5%), Banco Millenium Atlântico (1,5%), Banco Económico (1,0%) Banco Sol (1,0%), Standard Bank Angola (1,0%), Banco Keve(1,0%), Banco de Negócios Internacional (1,0%) e Banco de Comércio e Indústria(1,0%).

Os montantes de reserva de capital terão de ser constituídas entre janeiro e junho de 2024, dependendo das instituições a que são aplicados.

A reserva visa compensar o risco que as instituições de importância sistémica representam para o sistema financeiro como um todo devido à sua dimensão, importância para a economia angolana, complexidade e grau de interligação com outras instituições do setor financeiro e, no caso de insolvência, o potencial contágio destas instituições ao restante sistema financeiro e não financeiro. Lusa