BNA aumenta taxa básica de juro para 18% e prevê inflação de 19,5% até ao final do ano

Avatar By Redacao Nov 21, 2023
BNA aumenta taxa básica de juro para 18% e prevê inflação de 19,5% até ao final do anoBNA aumenta taxa básica de juro para 18%BNA aumenta taxa básica de juro para 18% e prevê inflação de 19,5% até ao final do ano

Para travar o aumento dos preços, banco central aperta política monetária, num cenário marcado pela crise cambial, com a depreciação do kwanza, seguido do aumento do preço da gasolina, que fizeram acelerar a taxa de inflação. A taxa de inflação projectada pelo BNA está acima da meta do Governo que espera uma inflação de 17,8%.

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu subir a taxa de juro directora (taxa BNA) para 18% face os 17% anteriormente definido, informou o governador do Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, durante a conferência de imprensa, realizada hoje em Luanda.

Igualmente o CPM decidiu aumentar a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez de 17,5% para 18%, bem como a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez em para 17,5%.

De acordo com o governador do BNA, a decisão tomada sustenta-se na trajectória crescente da taxa de inflação que fixou em 16,58% em Outubro. Assim, o banco central espera uma taxa de inflação de 19,5%, acima dos 17,8% aguardada pelo Governo, depois de ver sua meta furada duas vezes neste ano. Expansão