PR oculta que novo aeroporto custou USD 9 bilhões

Avatar By Redacao Nov 14, 2023
PR oculta que novo aeroporto custou USD 9 bilhõesPR João Lourenço PR oculta que novo aeroporto custou USD 9 bilhões

Até agosto de 2017, o governo angolano assumiu que o custo total da construção do novo aeroporto teria excedido 6.4 bilhões de dólares, com a China desempenhando um papel significativo. Desde o dia da inauguração da obra, o executivo de João Lourenço desmarcou-se dos gastos feitos pelo seu antecessor, usando apenas os seus, dizendo que a construção da obra custou 2,8 milhões de dólares. Cálculos indicam que o total dos gastos pelos dois presidentes totalizam-se em 9,2 bilhões de dólares.

Um mês antes de JES deixar o poder, a edição de 14 de agosto de 2017, do Jornal de Angola, trazia o artigo “Novo aeroporto de Luanda tem linha de financiamento”, anunciando que Angola utilizaria 113 milhões de dólares de uma linha de crédito do Banco BGK, da Polónia, para duas empreitadas no novo aeroporto internacional de Luanda.

Destacava o artigo que a primeira, de 93,3 milhões, envolveria o acabamento do terminal VIP e infraestruturas externas. A segunda, de 19,7 milhões, abrangeria o Centro de Formação Aeronáutica. A publicação admitia que o custo total da construção excedia 6.4 bilhões de dólares, com a China desempenhando um papel significativo.

A publicação dizia ainda que o país planeava emitir euro-obrigações no valor de até dois bilhões de euros para melhorar sua carteira de dívida externa.

Antes de deixar, o poder o Presidente Eduardo dos Santos, aprovou o valor de 93,3 milhões de dólares para o acabamento e Apetrechamento da Secção Protocolar do Terminal VIP, e para as Infraestruturas Externas e respetivos Equipamentos. O governo de Lourenço por sua vez, oculta estes dados para não associar a imagem de JES aos acabamentos desta nova estrutura aeroportuária que segundo o ministro dos transportes Ricardo de Abreu se trata de uma obra intrinsecamente ligada à liderança do atual Chefe de Estado, João Manuel Gonçalves Lourenço.

Apesar de o novo governo ter exonerado os gastos durante a governação de José Eduardo dos Santos, o Club-K consultou vários documentos governamentais que confirmam gastos de 6.4 bilhões de dólares até 2017. Tendo em conta que o executivo de João Lourenço declara gastos de 2,8 bilhões, os cálculos apontariam neste caso que o aeroporto internacional terá custado cerca de 9,2 bilhões de dólares. Club K