Bélgica: Adalberto Costa Júnior defende valorização das línguas nacionais e uma Angola melhor

Avatar By Redacao Nov 14, 2023
Bélgica: Adalberto Costa Júnior defende valorização das línguas nacionais e uma Angola melhorAdalberto Costa Júnior na belgicaBélgica: Adalberto Costa Júnior defende valorização das línguas nacionais e uma Angola melhor

O líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, defendeu em Bruxelas, na Bélgica, a valorização e implementação das línguas nacionais no sistema administrativo nacional.

“As línguas nacionais são parte integrante da nossa identidade cultural e devem ser valorizadas e implementadas no sistema administrativo nacional”, disse Costa Júnior, durante uma palestra em alusão ao 11 de novembro, dia da independência nacional de Angola.

O político também criticou a situação social e económica do país, afirmando que “passados 48 anos, os angolanos mereciam uma Angola melhor, onde o cidadão não se alimente dos contentores do lixo”.

Costa Júnior, que se fez acompanhar pela sua vice-presidente, Arlete Leona Chimbinda, está em Bruxelas desde quinta-feira,9, onde já foi recebido em audiências por várias personalidades e instituições belgas e europeias, bem como com outras organizações internacionais ali sediadas.

A partir de segunda-feira, 13, o líder do maior partido na oposição em Angola vai participar da Reunião anual da Comissão Executiva do IDC- Internacional Democrática do Centro, comunidade política internacional, onde a UNITA detém uma das vice-presidências.

No final da sua palestra, que contou com a presença de membros das comunidades angolanas na Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Alemanha, Costa Júnior respondeu a perguntas dos participantes durante quatro horas. Club-k