PR João Lourenço afasta JES do novo aeroporto

Avatar By Redacao Nov 13, 2023
PR João Lourenço afasta JES do novo aeroportoPR João LourençoPR João Lourenço afasta JES do novo aeroporto

O Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço “afastou” na passada sexta-feira, 10, a figura do falecido Chefe de Estado José Eduardo dos Santos do protagonismo na construção do novo Aeroporto Internacional de Luanda.

No dia do evento de inauguração, João Lourenço não fez menção alguma sobre o seu antecessor. Por outro lado, o governo, na voz do Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, afirmou que a conclusão deste projeto é resultado de uma “vontade coletiva”, agradecendo a todos os que fazem parte da história deste projeto. Abreu sublinhou que se trata de uma obra intrinsecamente ligada à liderança do atual Chefe de Estado, João Manuel Gonçalves Lourenço.

O novo aeroporto começou a ser construído por iniciativa do Presidente José Eduardo dos Santos no ano de 2005 e consumiu bilhões de dólares. Em Agosto de 2017, a agencia lusa, citou despachos presidenciais indicando que a factura do novo aeroporto de Luanda já ultrapassava os 6,4 mil milhões de dólares e não parava de aumentar, visto que na altura, o governo de Angola foi autorizado a gastar mais quase 100 milhões de euros, com crédito polaco, destinando-se a maior fatia ao terminal VIP.

A referida obra esteve perto de ser inaugurada por JES, mesmo sem estar pronta, mas o antigo estadista optou por deixá-la assim, culminando com a sua saída do poder. Quando João Lourenço ascendeu à Presidência, o aeroporto tinha as obras prontas a 60% de conclusão.

Lourenço não só deu novo impulso, apressando a sua conclusão parcial, como também publicamente apresentou a obra como tendo custado aos cofres do Estado cerca de 2,8 bilhões de dólares. Além de afastar o nome de JES na obra, Lourenço também afastou os valores astronômicos de 7 bilhões de dólares gastos pelo seu antecessor. Para Lourenço, conta-se apenas os 2, 8 bilhões de dólares gastos pelo seu governo.

Lourenço também baptizou o novo aeroporto com o nome de Antônio Agostinho Neto, em detrimento de José Eduardo dos Santos, que foi o Presidente que teve a “visão estratégica” para a construção da referida infraestrutura. Em vários países do mundo, os nomes de aeroportos e obras emblemáticas são escolhidos após consultas populares. No caso deste aeroporto, o Presidente João Lourenço assim decidiu por meio do Despacho Presidencial n.º 140/22 de 9 de Junho, sem consulta popular. Club k