Usar as redes sociais para atrair networking profissional

Avatar By Redacao Ago 13, 2023

Você sabia que as redes sociais podem te ajudar no seu networking profissional? Um ciclo de contatos é fundamental para aumentar as oportunidades no mercado de trabalho e alcançar  mais rápido uma carreira de sucesso.

Continue lendo e confira as dicas de como usar o seu perfil na internet  para fazer um match com as empresas. Vamos conferir?!

O que é networking profissional? 

Esse tipo de rede  é formada por pessoas com as quais você se relaciona profissionalmente. Colegas de faculdade, ex ou atuais colegas de trabalho, pessoas que você conheceu em cursos ou outros eventos é um bom exemplo de um networking profissional.

Ao se relacionar bem e manter contato com as pessoas certas, você consegue se promover profissionalmente, aumentando a sua visibilidade. Além disso, criando confiança você aumenta seu poder de influência e sua autoridade no mercado.

Vale lembrar que o networking profissional não é autopromoção, pois pode se tornar inoportuno. Seu contato precisa acontecer de forma natural, que seja útil e agradável para todos os envolvidos.

Ler mais: Ganhe muito dinheiro em Angola apenas respondendo inquérito

Como posso usar as redes sociais para o meu networking profissional?

Descubra agora como você pode usar o seu perfil nas redes sociais para chamar a atenção dos recrutadores e ter assim  um network bem bacana. Veja: 

1. Seja ativo nas redes sociais

Não é necessário passar horas curtindo as fotos dos seus amigos. É preciso que se mantenha uma postura mais tática, comentado em postagens nas redes e participando de debates. 

Crie ou compartilhe textos e proponha uma discussão sobre o assunto. Todas as práticas serão  bem-vindas para construir uma rede de contatos nas redes sociais.

Um outro ponto bem relevante é separar essas suas atividades nas redes. Que tal criar mais de um perfil? Assim, em um, você pode se expor de uma maneira mais corporativa e no outro, deixar para os seus amigos. 

2. Participe de grupos e fóruns de sua área de atuação

Muitas redes sociais contam com grupos específicos sobre determinados assunto portanto, é ideal que você saiba aproveitá-los de maneira estratégica. Ao fazer parte de um grupo relacionado ao seu curso ou atuação, você terá acesso a pessoas que, provavelmente, têm a mesma opinião ou, ao menos, os mesmos interesses.

3. Saiba cultivar relações importantes

Se tiver um contato importante, como um CEO ou um profissional que conheceu em uma palestra, procure manter contato, seja tirando dúvidas ou fazendo comentários nas publicações dessas pessoas. Demonstre interesse e empenho no desenvolvimento das relações. 

4. Evite entrar em polêmicas

Seja sempre educado e pense duas vezes antes de postar algo que possa ofender alguém. Mesmo que o perfil seja seu, é importante saber que sua opinião sem baseamentos pode ser mal interpretada quando “avaliada” por algum RH. Além disso, dependendo da gravidade das palavras, você pode até receber processos. Fique atento! 

5. Mantenha os seus perfis actualizados

É imprescindível manter o seu perfil nas redes sempre atualizado e com todas as informações necessárias a seu respeito. Não deixe de indicar os idiomas que você fala, as experiências que já teve e os cursos que participou, sempre mantendo informações atuais.

6. Adote sempre uma boa postura para o seu networking profissional

Mantenha sempre uma postura profissional, equilibrada e objetiva em suas postagens. Não é porque está nas redes sociais que não precisa se preocupar com o que os outros vão pensar. Além disso, hoje em dia, muitas pessoas avaliam as redes dos candidatos antes de uma entrevista.

Não deixe de levar em consideração as soft skills, inclusive nas plataformas sociais. Empatia e inteligência emocional são extremante importantes para se destacar como profissional.

E aí, vai começar a fazer seu networking profissional? Então, aproveite e compartilhe o link desse texto lá nas suas redes para que seus amigos também possam ler! In Catho Comunicação