PR autoriza Finanças a contrair mais dois empréstimos no valor global de 99 milhões de euros para o serviço de electrificação do Centro de Produção de Samba-Lucala

Avatar By Redacao Ago 13, 2023

O Presidente João Lourenço autorizou a ministra das Finanças a contrair, junto da instituição financeira alemã Deutsche Bank, mais dois empréstimos, no valor global de 99,1 milhões de euros (109 milhões de dólares norte-americanos), para dar suporte ao serviço de materialização do projecto de electrificação rural e local do Centro de Produção Agro-Industrial de Samba-Lucala e zonas vizinhas, na província do Kwanza-Norte.

O chefe do executivo angolano autorizou dois contratos, um no valor de 95,1 milhões de euros, com uma cobertura da Agência de Crédito à Exportação Espanhola, para o financiamento de 95,65% do valor do contrato comercial e 100% do prémio de seguro.

O outro contrato autorizado é um empréstimo de 3,9 milhões de euros para garantir o financiamento do Down Payment (pagamento inicial), correspondente a 4,35% do contrato comercial, incluindo o valor total da comissão de mitigação de risco.

De acordo com o Despacho Presidencial n.º 192/23, de 9 de Agosto, este projecto vai permitir a montagem e a colocação em serviço de subestações eléctricas, linhas de transporte de 60 kV, redes de distribuição em 30 kV, numa extensão de 78 km de linha de alta tensão de 60 kV e 252 km de linha de média tensão de 30 kV.

No documento, à ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, é delegada a competência, com a faculdade de subdelegar, para a assinatura dos acordos de financiamento e toda a documentação com eles relacionada. Isto é Notícia