Tchizé acusa o Bureau Político do MPLA de ter ofuscado o seu pai

Avatar By Redacao Jul 12, 2023
O MPLA recordou José Eduardo dos Santos no primeiro ano da sua morte a 8 de julho, falecimento do ex-PR, ocorrido na cidade de Barcelona, ​​Reino de Espanha, em 2022 e sobre estas declarações provocou reação de sua filha, Tchizé acusou o partido dos camaradas de ter ofuscado seu pai e de fazer aproveitamento político em nome de JES para acalmar os ânimos da população.
“Estimados camaradas e cidadãos compatriotas. Eu disse, estimado camaradas em primeiro lugar porque dirijo-me ao MPLA como filha do saudoso presidente é mérito do MPLA, José Eduardo Santos e antigo presidente da república de Angola. A minha pergunta para o Bureau Político do MPLA em particular sua excelência o presidente do partido é: Por que quando José Eduardo Santos estava em vida e não mais presidente, não lhe era dedicado um texto de feliz aniversário?”, questionou.
Segundo a Tchizé, o seu pai foi ofuscado no dia do seu aniversário, no dia 4 de Abril e num documento alusivo à batalha do Cuito Cuanavale.
Sobre a declaração do Bureau Político do MPLA no dia da morte de JES, diz a Tchizé que o partido dos camaradas, em 2023, está fazer aproveitamento político em nome de JES para acalmar os ânimos da população revoltada com a fome no país, com o aumento dos preços e com a situação cambial do país.
Recorde-se que em declarações ao New York Times, no dia 17 de Julho de 2022, Zenu dos Santos teve a mesma posição de Tchizé, dizendo que o seu pai tinha sido extremamente humilhado quando regressou a Angola pela primeira vez, o que fez contra o seu conselho e as suas recomendações, convencido de que o Presidente João Lourenço queria chegar a uma reconciliação sincera.
.