Apple apresenta iOS 17 com novidades na tela de bloqueio e transcrição de correio de voz

Avatar By Redacao Jun 6, 2023


Empresa também revelou os sistemas iPadOS 17, macOS Sonoma e watchOS 10, durante o evento para desenvolvedores WWDC 2023.
A Apple apresentou os novos recursos para o sistema operacional de iPhone, Apple Watch e seus MacBooks. O iOS 17, novo software dos iPhones, trouxe poucas novidades este ano e tem como destaque o “Contact Posters” e o “NameDrop”.
As atualizações foram divulgadas nesta segunda-feira (5), durante a abertura da conferência global para desenvolvedores, a WWDC 2023.
Novidades do iOS 17
“Contact Posters”: uma das principais novidades do iOS 17, o recurso exibe nome e foto personalizáveis de um amigo ou familiar que está te ligando na tela de bloqueio.
Live Voicemail“: a partir de agora, quando chegar uma mensagem pelo correio de voz, o próprio sistema do iPhone pode, em tempo real, transcrever o conteúdo na tela do smartphone. “As chamadas identificadas como spam pelas operadoras não aparecerão como Live Voicemail e, em vez disso, serão recusadas instantaneamente”, explicou a empresa.
NameDrop“: a novidade parece uma evolução do AirDrop, tecnologia que permite enviar fotos, vídeos e documentos a outro aparelho da Apple em poucos segundos. Com o NameDrop, você pode compartilhar o seu contato com outra pessoa apenas aproximando o seu iPhone de outro.
Apple Mapas: o aplicativo de navegação e mapas da “big tech” agora pode ser usado no modo offline. “Os usuários poderão baixar uma área específica e acessar a navegação e ver o tempo estimado de chegada, encontrar lugares no Google Maps e muito mais enquanto estiverem offline”, disse a empresa
“StandBy”: trata-se de uma espécie de rádio relógio inteligente, em que a pessoa usa seu próprio iPhone deitado para exibir informações como hora, dia, previsão do tempo, entre outros recursos. O smartphone fica acoplado a uma base, que também serve para carregar o aparelho.
Siri: a Apple encerrou o comando “Hey, Siri” de sua assistente pessoal. Com o iOS 17, os usuários poderão apenas dizer o nome da tecnologia para ela ser acionada. “Uma vez ativada, os usuários podem emitir vários comandos em sucessão sem precisar reativar o assistente”.
Quais iPhones vão receber o iOS 17
A empresa divulgou os iPhones compatíveis com o novo sistema. A lista revela que iPhone SE (2020), iPhone X, iPhone 8 e 8 Plus estão de fora da atualização. Veja quais vão receber:
  • iPhone 14, 14 Plus, Pro e Pro Max;
  • iPhone 13, 13 Mini, Pro e Pro Max;
  • iPhone 12, 12 Mini, Pro e Pro Max;
  • iPhone 11, 11 Pro e Pro Max;
  • iPhone XS e iPhone XS Max;
  • iPhone XR;
  • iPhone SE geração 2 ou posterior.
iPadOS 17, macOS Sonoma e watchOS 10
Os iPads compatíveis com o iPadOS 17 ficarão mais próximos de um notebook. Isso porque o recurso Stage Manager permite mais flexibilidade na posição e organização de janelas de aplicativos. Segundo a empresa, “isso dá mais controle sobre o espaço de trabalho e suporta câmeras integradas em um monitor externo”.
O macOS Sonoma é novo software dos notebooks da Apple. A companhia disse que agora é possível adicionar widgets na área de trabalho do Mac e “interagir com eles com apenas um clique e, através da magia do Continuity, acessar o extenso ecossistema de widgets do iPhone em seu Mac”.
A Apple também promete novidades para quem joga, com o macOS Sonoma ganhando um modo jogo que melhora o desempenho, otimizando as taxas de quadros por segundo, o que deixa os games mais suaves.
“O Modo Jogo também torna os jogos ainda mais imersivos, reduzindo drasticamente a latência de áudio com AirPods e reduzindo significativamente a latência de entrada com controles de jogos populares, como os do Xbox e PlayStation”, disse.
O watchOS 10, sistema dos relógios inteligentes Apple Watch, foi anunciado com um novo design que favorece a visualização rápida das informações. Para isso, a empresa está disponibilizando novos mostradores.
A Apple ainda anunciou novas funcionalidades para ciclistas e para quem faz caminhada. G1