Presidente de associação alerta para subida do preço do pescado

Avatar By Redacao Jun 5, 2023

É insuficiente o valor do cartão de subvenção de gasolina atribuído às embarcações de pesca artesanal. A afirmação é do Presidente da Associação de Pesca Artesanal e Semi-industrial de Luanda, Manuel Azevedo, que alerta para a subida do pescado nos próximos dias.
Manuel Azevedo referiu que os operadores das embarcações de pesca de viagem, gastam em média 384 mil kwanzas mensalmente, longe dos 140 mil kwanzas definidos no cartão, situação que pode motivar o aumento do preço do peixe.
A província de Luanda controla cerca de 164 cooperativas de pesca artesanal, o que perfaz um total de duas mil embarcações, que aguardam pela recepção de cartões de subvenção da gasolina.
Na passada sexta-feira, o preço da gasolina passou de Kz 160,00 para Kz 300,00, com o Governo a anunciar uma série de mecanismos para a mitigação destes efeitos, dentre eles, subsídios aos Taxistas e Moto-taxistas e embarcações.
Se ressaltar que o subsídio visa cobrir a diferença com a subida do preço da gasolina, não o valor total do gasto mensal. CK