Preto Show solidariza-se com as zungueiras em Luanda: “A zunga é o meu emprego, negócio digno, tenho bocas para alimentar e renda para pagar”

Avatar By Redacao Mai 23, 2023


Centenas de mulheres zungueiras (comerciantes ambulantes) realizaram na segunda-feira uma manifestação espontânea na baixa de Luanda, junto ao Governo Provincial de Luanda, contra a proibição do comércio ambulante. E a artista angolana usou as redes sociais para se solidarizar com as zungueiras que sobrevivem das vendas de rua para educar e sustentar os seus filhos.
Preto show escreveu o seguinte:

“Nas costas carrego uma criança e na cabeça uma banheira para meu sustento. A zunga é o meu emprego, negócio digno, tenho bocas para alimentar e renda para pagar, só peço que deixem-me  trabalhar em paz para o futuro dos meus filhos!”

Após serem impedidas de realizar as habituais vendas ambulantes na zona do São Paulo, na conhecida praça do “Arreio”, acusam as autoridades de não as ter avisado atempadamente que deixariam de vender naquela zona e perguntam porque é que não foram encaminhadas para os mercados, onde o Governo garante existirem bancadas livres.
As zungueiras denunciam que há vendas de lugares no interior do Mercado do São Paulo a 100 mil kwanzas, acusação que administração desmente afirmando que as vendedoras preferem estar nas ruas.