Detidos dois investigadores da Polícia Nacional por ocultação de um mandado de detenção em troca de dois milhões de kwanzas

Avatar By Redacao Mai 11, 2023


A Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAI) e o Serviço de Investigação Criminal (SIC) detiveram, esta quinta-feira, 10, em Luanda, dois investigadores (um terceiro sub-chefe e um agente) da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), por exigiram a um cidadão o pagamento de dois milhões de kwanzas para encobrir um mandado de detenção emitido contra um cidadão envolvido num crime de abuso de confiança, soube o Novo Jornal junto uma fonte do IGAI.

Os dois efectivos do DIIP, de 28 e 41 anos, afectos à esquadra do Kilamba-Kiaxi, foram detidos em flagrante delito a receberam o valor de 197 mil kwanzas, dos dois milhões kz exigidos para a ocultação de um mandado de detenção.
Segundo a fonte do IGAI, os investigadores da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais planearam esta acção em Março último na esquadra do Golf, tão logo procederam à detenção de um dos implicados de um crime de abuso de confiança que eles acompanhavam.
Conta a fonte que os dois investigadores, efectivos da esquadra do Kilamba-Kiaxi, receberam um avanço de 320 mil kwanzas dos dois milhões que pretendiam extorquir ao cidadão para encobrir o mandado.
Conforme a fonte, para além da apreensão dos valores, a IGAI e o SIC encontraram em posse dos dois investigadores duas pistolas sem número de registo.
O Novo Jornal apurou que estes são os primeiros investigadores da Polícia Nacional detidos pela Inspecção-Geral da Administração do Estado. NJ