UNITA homenageou deputados da primeira à quarta legislaturas parlamentares

Avatar By Redacao Mai 8, 2023

O grupo parlamentar da UNITA homenageou hoje deputados da primeira à quarta legislaturas, na data em que faleceu o deputado Raul Danda, escolhido como o patrono dos parlamentares do maior partido da oposição angolana.

Na cerimónia, o líder do grupo parlamentar da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Liberty Chiaka, disse que Raul Danda, que morreu no dia 08 de maio de 2021, por doença, foi “um dos mais ilustres e distintos deputados à Assembleia Nacional, que a história de Angola registou nos seus 30 anos de parlamentarismo oficialmente democrático”.

Liberty Chiaka frisou que o Dia do Deputado da UNITA foi instituído em reconhecimento aos feitos, obra, legado e contribuição de todos os deputados da primeira à presente legislatura.
Segundo o líder parlamentar, o dia 08 de maio foi consagrado o Dia do Deputado da UNITA.
“É um dia que vai unir todos, nesta data celebramos, homenageamos, comemoramos, a contribuição de todos os deputados vivos e mortos”, disse.
O líder do grupo parlamentar da segunda força política de Angola realçou que todos os deputados que morreram deixaram o desafio de todos os que se lhes seguiram continuarem a obra por si iniciada.
“É esta a mensagem do dia 08 de maio. Temos que continuar a obra que Raul Danda e outros nos legaram”, disse o deputado, salientando que o primeiro grande propósito é homenagear Raul Danda.
A comemoração pretende também propiciar o reencontro de várias gerações de deputados do grupo parlamentar da UNITA e desafiá-los na busca da excelência.
“Estão aqui deputados da primeira legislatura, inclusive temos alguns deputados que foram presidentes na primeira legislatura, temos deputados da segunda, da terceira e da quarta legislaturas”, realçou.
A organização decidiu não homenagear os deputados da presente legislatura, que “começou há bem pouco tempo”, e fez um reconhecimento aos seus assessores e assistentes, “que muito se têm empenhado para ajudar os deputados a terem melhor desempenho”. Lusa