Cacuaco: Chefe da secretaria da PGR detido após coagir cidadão ao pagamento de 75 mil kz em troca da libertação de um familiar detido

Avatar By Redacao Mai 4, 2023
A Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) e o Serviço de Investigação Criminal (SIC) detiveram, na terça-feira, 2, o chefe da secretaria da Procuradoria-Geral da República (PGR), afecto ao comando municipal da Polícia Nacional em Cacuaco, depois de este coagir um cidadão ao pagamento de 75 mil kwanzas em troca da soltura do seu irmão que se encontrava detido naquele comando de polícia, soube o Novo Jornal junto de uma fonte da PGR.
Segundo a fonte, o técnico, ao aperceber-se da detenção de um cidadão no Hospital Municipal de Cacuaco, por efectivos da Polícia Nacional, por ter, supostamente, atropelado uma criança na via pública, coagiu o irmão ao pagamento de valores em troca da libertação do detido.
O funcionário da PGR, de 43 anos, é o chefe da secretária deste órgão fiscalizador da legalidade junto do comando municipal de Cacuaco da Polícia Nacional.
A fonte contou que o funcionário, após receber o valor das mãos do cidadão cujo irmão estava detido, simulou ter ido ao gabinete da procuradora municipal a fim de obter o mandado de soltura.
Fez ainda crer ao cidadão que a magistrada do Ministério Público de Cacuaco teria passado de imediato o mandado de soltura em troca dos valores que recebeu.
Descontente com a ilicitude dos factos, o cidadão denunciou o chefe da secretaria da PGR à Inspecção-Geral da Administração Interna que prontamente se deslocou ao local e se deparou com a situação.
A fonte contou que o chefe da secretaria da PGR do município de Cacuaco foi detido em flagrante delito e agora vai responder pelos crimes de corrupção, extorsão e recebimento indevido de vantagem.
Segundo a fonte, o valor foi apreendido e o funcionário encaminhado para o Tribunal de Comarca de Belas para julgamento sumário, que deverá acontecer esta quinta-feira.
Fonte: Novo Jornal