Banco central angolano anuncia encontro para analisar regulação e supervisão bancária da SADC

Avatar By Redacao Mai 4, 2023


O comité de governadores dos bancos centrais da SADC vai realizar, em Luanda, a 56.ª reunião para analisar a regulação e supervisão bancária e o impacto dos controlos cambiais sobre os fluxos transfronteiriços de mercadorias, foi hoje anunciado.
Segundo o Banco Nacional de Angola (BNA), a reunião decorre entre 10 e 12 de maio, ocasião em que os governadores dos bancos centrais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) devem fazer a análise global do sistema financeiro da região.
Os sistemas de pagamento, compensação e liquidação, repatriamento de notas e moedas metálicas, serviços e capitais e o intercâmbio na capacitação de quadros são temas que vão igualmente dominar o encontro.
De acordo com o BNA, das iniciativas do comité de governadores dos bancos centrais (CCBG) perspetiva-se igualmente a criação de uma base de dados de estatísticas monetárias e financeiras, um banco de informação sobre as estruturas e políticas dos bancos centrais e dos mercados financeiros nos países da SADC.
Criado em 1995, o CCBG da SADC é uma estrutura especializada na promoção de uma estreita cooperação entre os bancos centrais da África Austral, considerando o seu papel fundamental na promoção do desenvolvimento económico e financeiro através da adoção de políticas que reforçam a estabilidade macroeconómica e financeira.
Fonte: Lusa