Moçambique: trabalhadores denunciam condições laborais

Avatar By Redacao Mai 2, 2023
Moçambique – Os novos salários aprovados em Moçambique por oito sectores de actividade não satisfazem a classe laboral. A preocupação foi revelada pelo sindicato dos trabalhadores neste 1° de maio, dia do trabalhador.
Milhares de trabalhadores saíram à rua nesta segunda feira para lamentar a actual situação da classe operária em Moçambique.
Alexandre Munguambe, secretário geral da OTM, Organização dos trabalhadores de Moçambique, dá voz ao descontentamento com os salários mínimos aprovados na semana passada pelo Conselho de ministros.
“Não satisfazem aquilo que é o medidor da vida social das pessoas que é o cabaz que não satisfaz . Os trabalhadores não esperavam estes salários que foram aprovados agora. Esperavam melhores salários ainda.”
A excessiva carga horária, más condições de trabalho acrescem à lista de preocupações. A Associação moçambicana das pessoas com deficiência através do seu presidente, Cantol Pondja, queixa-se da exclusão no mercado de trabalho e da falta de oportunidades.
“Há muitas pessoas que foram formadas profissionalmente , há muitas pessoas que têm capacidade e habilidade, mas existe discriminação no seio das instituições tanto publica, tanto privada que não estão a criar condições para que a pessoa com deficiência possa beneficiar de igual oportunidade.”
Pela primeira em três anos, os trabalhadores voltaram a sair à rua em desfiles de carros alegóricos para assinalar o dia 1 de Maio.
Fonte: RFI