Joe Biden anuncia recandidatura à Casa Branca

Avatar By Redacao Abr 26, 2023
O actual presidente pediu aos norte-americanos para lhe darem mais quatro anos para “acabar o trabalho”.Tal como na última eleição, Biden concorre ao lado da sua actual vice-presidente, Kamala Harris.
Joe Biden anunciou nesta terça-feira que vai concorrer a um segundo mandato na liderança dos Estados Unidos (EUA).
“Quando me apresentei à presidência, há quatro anos, disse que se trataria de uma luta pela alma da América e ainda aqui estamos. Não é tempo de complacência, é por isso que me apresento para uma reeleição. […] Terminemos o trabalho. Sei que somos capazes!” disse Biden numa mensagem de vídeo publicada no Twitter.
Com as imagens do ataque de 6 de Janeiro de 2021 ao Capitólio em pano de fundo, Biden afirmou que a questão que os EUA enfrentam é saber se, nos próximos anos, haverá mais ou menos liberdade . Acrescentou que “em todo o país, os extremistas estão a alinhar-se para atacar essas liberdades fundamentais”.
Tal como na última eleição, Biden concorre ao lado da sua actual vice-presidente, Kamala Harris.
Imediatamente após o anúncio de Joe Biden, o Partido Republicano acusou o presidente de estar “desligado”. “Biden está tão desconectado da realidade que acha que merece mais quatro anos no poder quando apenas cria crises”, denunciou a chefe do partido, Ronna McDaniel.

O “problema” da idade
Com 80 anos, Joe Biden já é o presidente mais velho da história dos Estados Unidos e é provável que seja confrontado com perguntas sobre a sua idade durante a campanha. Terá 86 anos quando terminar um segundo mandato completo em 2029.
“É legítimo que as pessoas levantem questões sobre a minha idade”, afirmou no início deste ano. “E a única coisa que posso dizer é: observem-me”.
Acompanhe toda a actualidade internacional fazendo download da aplicação RFI
Novo duelo Biden/Trump?
Donald Trump já lançou a sua candidatura à presidência, aumentando a perspectiva de que os dois homens se enfrentem novamente a 5 de Novembro de 2024. Os dois são considerados favoritos para ganhar as suas candidaturas, embora Trump enfrente a concorrência de candidatos como o governador da Florida, Ron DeSantis.
Embora o índice de aprovação de Biden seja relativamente baixo, os seus assessores estão confiantes de que pode vencer Trump novamente. A sondagem Reuters/Ipsos mostrou-o com uma vantagem de 43% a 38% sobre o seu rival republicano entre os eleitores registados.
Resta saber quais seriam as hipóteses de Joe Biden se enfrentasse um adversário mais jovem em Novembro de 2024. O nome do governador da Florida, Ron DeSantis, uma figura de 44 anos da extrema-direita, está a ser amplamente divulgado. Mas ele ainda não avançou com uma candidatura. Menos conhecida, a republicana Nikki Haley, já em campanha, apela ao aparecimento de uma “nova geração” e defende a realização de testes de capacidade intelectual a todos os políticos com mais de 75 anos.
Fonte: RFI