PGR: Pitta Gróz reconduzido no cargo pelo Presidente da República

Avatar By Redacao Abr 25, 2023

O Presidente da República reconduziu hoje no cargo de Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Fernando Pitta Gróz, depois de avaliar os três nomes que lhe foram indicados pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial do Ministério Público (CSMJMP).
A decisão foi hoje, terça-feira, 25, anunciada na págna oficial da Presidência da República, um dia depois da votação do plenário do Conselho Superior da Magistratura Judicial do Ministério Público.
Para vice-Procuradora Geral da República, substituindo Mouta Liz, João Lourenço indicou Inocência Maria Gonçalo Pinto.
Na votação realizada na segunda-feira pelo CSMMP, Pitta Gróz tinha ficado em 2º lugar, com 10 votos, e a agora vice-PGR, ficou à frente, com 11 votos. NJ

Da renúncia ao novo mandato
O Procurador-Geral da República de Angola, Hélder Pitta Gróz, cujo mandato terminou em dezembro do ano passado e que tinha anunciado que não iria recandidatar-se, mudou de ideias e é reconduzido ao cargo.
O nome de Pitta Gróz constava entre os dez nomes admitidos para o provimento dos cargos de Procurador-Geral da República e Vice-Procurador apresentados, a 21 de abril, na reunião da Comissão Eleitoral do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público (CSMMP), segundo uma ata a que a agência Lusa teve acesso.
Pitta Gróz, de 67 anos, tinha comunicado a 23 de dezembro que não iria concorrer à renovação do seu mandato, mas disse agora aos seus pares que alterou a decisão que tomou na altura, alegando “que havia a orquestração de uma campanha” que visava denegri-lo, “violando todos princípios éticos que devem pautar a ambição pessoal”.
“Assim foi toda minha vida. Defendo que a melhor campanha é o trabalho, observação de valores éticos, respeito, transparência e coerência no agir..no fazer…. na interação”, disse num dos seus pronunciamentos. DW