Três eleitos do PGR: Hélder Pitta Gróz, Mouta Liz e Inocência Maria Pinto, um deles será o escolhido pelo PR

Avatar By Redacao Abr 24, 2023

Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público (CSMMP) elegeu esta segunda-feira, 24, os três candidatos que vão ser agora propostos ao Presidente da República, João Lourenço, para ser o próximo Procurador Geral da República.
O nome de Inocência Maria Pinto, foi entre os nove concorrentes, depois da desistência de um, o mais votado, com 11 votos.
Hélder Pitta Gróz e Mouta Liz obtiveram 10 votos cada.
Os três nomes vão seguir para o gabinete do Presidente da República, João Lourenço, dentro de dois dias.
Apesar de haver um nome mais votado, o de Inocência Maria Pinto, isso não significa que vá ser esse o nome escolhido por João Lourenço.
Segundo o presidente da comissão eleitoral do CSMMP, Arcanjo Custódio, tanto o Procurador-Geral da República como o vice-Procurador são cargos de confiança política do PR.
“A nomeação do Procurador-Geral da República e do vice-Procurador-Geral da República depende do PR e são cargos da sua confiança política. Ele (o PR) não é obrigado a nomear o nome mais votado, vai apenas escolher entre os três, dois nomes: um para o cargo de Procurador-Geral da República e outro para o cargo de vice-Procurador”, disse o presidente da comissão eleitoral.
Esta eleição foi imposta por ter chegado ao fim o mandato de Pitta Gróz, que ficou claramente ligado à aposta do Presidente João Lourenço no combate sem tréguas à corrupção, sendo, por isso mesmo, também nome presente sempre que esse combate ao flagelo da corrupção era criticado, especialmente pela oposição, além dos visados, que a apontaram como sendo parcial e dirigida. NJ