França: foi levantada a greve da recolha do lixo

Avatar By Redacao Mar 30, 2023


Foi suspensa nesta quarta-feira a greve dos trabalhadores da recolha do lixo de Paris. Porém o movimento que dura há três semanas poderá, porém, ainda ser retomado.
Cerca de 7 000 toneladas de resíduos continuam nas ruas de Paris.
Porém o movimento de greve acaba de ser suspenso: o sindicato CGT alega que tal se ficou a dever à falta de grevistas, mas espera que a paralisação venha, a ser retomada, de forma, ainda, mais intensa.
Apesar do levantamento da greve registaram-se bloqueios em dois dos três incineradores da região da capital, foi o caso aqui em Issy-les-Moulineaux, mas também em Ivry-sur-Seine, entretanto já levantados.
A presidente da câmara parisiense, a socialista Anne Hidalgo, tinha-se demonstrado solidária com o movimento que contestava a reforma das pensões e o aumento em dois anos de trabalho, antes da aposentadoria.
A imagem da elegância da capital francesa ficou beliscada com as toneladas de lixo nas ruas, ou a serem incendiadas por manifestantes.
Os bairros mais atingidos foram os cuja recolha de lixo era feita por agentes municipais, mas outras áreas têm gestão privada e foram menos afectados.
Fonte: RFI