França proíbe TikTok e Netflix nos telefones profissionais de funcionários públicos

Avatar By Redacao Mar 25, 2023


O governo francês proibiu, esta sexta-feira, 24 de Março, a instalação e o uso de aplicações de “lazer”, como a rede social TikTok ou a plataforma americana Netflix, nos telefones profissionais. Diz a administração francesa que estas aplicações apresentam “riscos de cibersegurança e protecção de dados”.

A decisão de Paris, vai na linha de vários governos e instituições ocidentais que baniram ou limitaram o uso do TikTok em aparelho telefónicos profissionais, precisamente por problemas de espionagem.
Washington ameaça banir o TikTok nos Estados Unidos e a Casa Branca deu às agências federais trinta dias para removerem a rede social de todos os dispositivos electrónicos do governo. A Comissão Europeia e o Conselho da União Europeia também proibiram os seus funcionários de usar o TikTok nos telemóveis de serviço, por motivos de segurança.
A decisão foi criticada por Pequim. a China assegura que “nunca pediu, nem pedirá” a empresas ou indivíduos que violem a legislação de outro país para recolher informações.
O chefe executivo da Byte Dance, o grupo com sede em Pequim que detém a TikTok, compareceu ontem perante uma comissão do Congresso dos Estados Unidos. Acusa Washington de atribuir culpas ao TikTok, “apesar de não ter oferecido qualquer prova” de que a ‘app’ constitui uma ameaça à segurança nacional norte americana e considerou a possibilidade de o TikTok ser banido nos estados unidos como uma “perseguição política alimentada pela xenofobia”.
Fonte: G1