Apreendidas no Vietname sete toneladas de marfim oriundo de elefantes em Angola

Avatar By Redacao Mar 21, 2023
As autoridades vietnamitas anunciaram hoje que apreenderam sete toneladas de marfim oriundo de elefantes em Angola, o maior carregamento deste tipo intercetado nos últimos anos.
O marfim foi encontrado pela alfândega no porto norte de Haiphong num contentor que supostamente transportava amendoins, de acordo com o diário de bordo oficial.
Fotos divulgadas pelo departamento aduaneiro mostraram centenas de longas presas de marfim empilhadas em frente de um contentor aberto.
O carregamento foi enviado para o Vietname via Singapura, segundo as autoridades.
As presas e outras partes do corpo de elefantes são usadas como talismãs e utilizadas na medicina tradicional em algumas partes da Ásia, embora não haja provas científicas de tais propriedades medicinais.
O Vietname proibiu oficialmente o comércio de marfim em 1992, mas o país continua a ser um centro de transporte ilegal de vida selvagem na Ásia.
Mais de 60 toneladas de marfim, escamas de pangolins e chifres de rinocerontes foram apreendidas nos portos marítimos vietnamitas desde 2018, segundo um relatório de 2021 da Education for Nature Vietnam, uma organização não-governamental de proteção da fauna.
Fonte: Angola 24 horas