Conheça a história do artista angolano Aga Lopes

Avatar By Redacao Fev 28, 2023
O grande e talentoso artista angolano, Aga Lopes partilha o seu percurso artístico que a levou a sair do Huambo para Luanda.

Aga Lopes nasceu na província do Huambo, onde iniciou o seu percurso como artista musical no estilo rítmico And Blues, estilo norte-americano do Hip Hop (RnB). Em busca das melhores formas de atingir o auge da sua carreira, teve de deixar a sua cidade natal, rumo a Luanda para potenciar o início da sua carreira, isto em 2007. Foi a partir daí que desenvolveu a sua veia artística para a Moda e o Cinema .

Actualmente, Aga Lopes tem um EP gravado, ainda sem data de lançamento, mas uma das músicas promocional do EP, intitulado “Eu Estou Aqui”, já encontra-se disponível em todas as plataformas digitais.

Lopes também conta que foi a convite de um colega de turma que o incentivou a entrar no mundo artístico, isto em 2005, ainda na província do Huambo. Na época cantava música romántica, só mais tarde migrou para o rapper e RnB, e agora decidiu fazer música das regiões urbanas de Camarões, o chamado Zouk e Soul Music, música popular originária da cultura afro-americana comunidade nos Estados Unidos..

“O processo de afirmação no mercado musical angolano é muito difícil, sendo este um dos motivos do meu anonimato até ao momento. Mas, prometo trabalhar para atingir os níveis esperados em nosso mercado, e em outros mercados internacionais,” disse Aga Lopes.

Além da música, Lopes é um homem casado e pai de 3 filhos.

Para Aga, o apoio da população angolana será fundamental para a sua entrada no mundo das Lendas dos artistas angolanos,  concluiu.

Vale lembrar que em 2014, Belmiro Carlos havia dito que uma das melhores soluções para afirmar o setor artístico seria a criação de políticas públicas mais sólidas que atraíssem e levassem o setor privado a investir mais na música, dando assim mais oportunidades a vários artistas no anonimato.

Veja também: O rapper angolano J.Ce fala da sua experiência artística em várias áreas da música e da sua vida pessoal