China financia projecto de Banda Larga em Angola

Avatar By Redacao Jan 12, 2023
O projecto de implementação da Rede Nacional de Banda Larga em Angola vai contar com um financiamento de 249 milhões de dólares proveniente da China, através de um empréstimo concessional.
A ministra das Finanças, Vera Daves e o Embaixador da República Popular da China em Angola, Gong Tao assinaram um acordo para a implementação do projecto de Banda Larga em território nacional.
“O acordo que hoje assinámos, pelas suas características, contribui para desenvolver ainda mais para as relações amistosas e para promover a nossa cooperação económica e técnica”, afirmou Vera Daves, citada pelo site do Ministério das Finanças que avança a informação.
A ministra explica ainda que este vínculo contratual contém condições mais favoráveis do que as condições de mercado, tendo “um período de maturidade até vinte anos, e sem colaterais associados, o que é demonstrativo da confiança, bem como da disponibilidade da República Popular da China para apoiar e participar no desenvolvimento de Angola”, frisou.
Para o embaixador da China em Angola, Gong Tao, o sentimento é de reciprocidade, considerando que este financiamento demonstra a vontade do seu país em continuar a apoiar Angola “no domínio das Telecomunicações, melhoria do serviço Digital e Transformação Digital, bem como nas áreas económicas e outros sectores da sociedade”, pode ler-se.
A Rede Nacional de Banda Larga é uma infraestrutura que permite enormes ganhos de escala para a economia nacional, favorece a inovação tecnológica e dinamiza a produtividade em vários serviços, sejam eles públicos ou privados, refere a mesma fonte.
Fonte: Menos Fios