Nelito Ekuikui insta PR a realizar autárquicas e Rui Falcão diz à UNITA para colaborar no Parlamento

Avatar By Redacao Jan 11, 2023
O secretário provincial da UNITA, na oposição, em Luanda, desafiou o Presidente da República a cumprir a promessa da realizar eleições autárquicas em 2023, deixando assim algo bom ao povo.
Em resposta, o porta-voz do MPLA, Rui Falcão, disse que a UNITA deve contribuir, positivamente, para viabilizar o que falta do pacote legislativo autárquico, na Assembleia Nacional.
Em conversa com a VOA no Uíge, Nelito Ekuikui, afirmou que “o candidato João Manuel Gonçalves Lourenço prometeu que ia realizar eleições autárquicas em 2023, portanto se ele não realizar fica claro que é uma pessoa que não tem palavra, e ele fica naturalmente mal”, acrescentando que “o actual Presidente tem a obrigação de ir ao encontro das expectativas deste povo, no sentido da realizá-las para deixar algum legado”.
O deputado da UNITA foi mais longe e disse que nos “cinco anos passados, o Presidente não conseguiu construir nada que vai marcar a vida deste povo, se não a miséria, lagrimas e sangue.
A VOA contactou o porta-voz do MPLA, Rui Falcão que, sem gravar entrevista, disse que “se a Unita está, de facto, interessada, deverá contribuir, positivamente, para viabilizar o que falta do pacote legislativo autárquico, na Assembleia Nacional, tão logo seja agendado”.
Os dois principais partidos angolanos têm trocado acusações sobre a realização de eleições autárquicas, enquanto falta concluir o pacote legislativo, cujo agendamento não foi feito pela nova presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
Fonte: VOA