Executivo investe Kz 2,85 biliões em projectos socioeconómicos no Cuanza Sul

Avatar By Redacao Dez 20, 2022
O Governo vai investir 2,85 biliões de kwanzas, nos próximos cinco anos, na implementação de 933 projectos sociais e económicos na província do Cuanza Sul.
A informação foi avançada segunda-feira, na cidade do Sumbe, pelo vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas, Hector Alfredo, adiantando que destes projectos 798 são de iniciativa provincial, 112 ministeriais e 23 encontravam-se paralisados.
De acordo com o responsável, que falava durante o Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade, no âmbito dos programas de iniciativa provincial, o sector da saúde foi contemplado com 327 projectos, seguido da educação (201), vias de comunicação (33), indústria e comércio (24), edifícios públicos (19), águas (16), energia e ambiente (11).
Em relação aos programas de iniciativa ministerial, referiu, destaca-se os sectores da defesa e segurança, com 18 projectos, educação (16), vias de comunicação e justiça (14).
Na ocasião, o governador provincial, Job Capapinha, que orientou o encontro, pediu maior responsabilidade aos gestores públicos, para que a implementação dos projectos decorra sem sobressaltos, em prol da melhoria da qualidade de vida das populações.
“Devemos trabalhar mais e comunicar melhor, aprimorando as técnicas para o desenvolvimento da província”, salientou.
Durante o encontro, os membros do Conselho de Auscultação da Comunidade foram informados sobre o Plano de Intervenção Provincial para o quinquénio 2023/2027, bem como a proposta da nova Divisão Político-Administrativa do país, que prevê para o Cuanza Sul 37 municípios, contra os 12 actuais.
A província do Cuanza Sul tem uma população estimada em dois milhões e 200 mil habitantes.
Fonte: Angop